quarta-feira, 10 de junho de 2020

Em tempos assim...


Estamos vivendo um momento singular em nossa existência, somos convocados, mesmo sem nossa vontade, a vivenciar o que está acontecendo no mundo, sobretudo, com o nosso próprio interior. Somos colocados à prova, cada um com seu modo particular de reagir, aceitar e compreender o que está ocorrendo. 

    Entramos num período em que somos convidados a nos deparar com nós mesmos e isso para alguns pode ser assustador, entediante ou confuso. A rotina que se manifestava acelerada, exaustiva e agitada não se faz tão presente. O tempo disponível que era raro e privilégio de alguns, hoje se apresenta de modo mais democrático. Inevitavelmente, ficamos a disposição de nós mesmos e em contato com nossa própria humanidade. 

    A incerteza e a ausência de respostas sobre o que está acontecendo e sobre o que virá pode nos deixar ansiosos, pois até pouco tempo era fácil ter resposta para tudo. Constatamos que muitos problemas que tínhamos há décadas foram sanados pelo avanço da tecnologia, mas agora temos que enfrentar o tempo da espera aguardando por soluções, e como gostamos de ter respostas rápidas, pois, “não podemos perder tempo”, ao menos não podíamos nos permitir a isto, quiçá, ter um momento para lidar com a perda e frustração. A impotência de não ter o controle da situação pode nos gerar descontentamento e irritação. 

    Nossa reflexão pessoal muitas vezes é negligenciada, pois temos receio do desconhecido ou do que possa surgir em nós, como se fôssemos estrangeiros em nosso próprio “EU”. De fato, não é fácil reconhecer nossas fraquezas, limitações e vulnerabilidade, contudo, também podemos descobrir potenciais, faculdades e dons que, possivelmente, só estão esquecidos em algum baú no nosso próprio “porão” esperando serem encontrados, retirados da poeira para se tornarem presentes em nossas vidas, trazendo-nos sentido. Em tempos assim, somos desafiados a explorar, descobrir e reinventar a nós mesmos.

Psicólogo: Raphael Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário